Ilse Wagner

Olá, que bom que continua acompanhando o blog. Espero que estejam gostando da descrição de cada amigo(a) de Anne Frank, hoje vou falar de mais uma!

Nascida em 26 de janeiro de 1929, em Hamburgo, Alemanha. 

Sua descrição feita por Anne Frank em seu diário é: 
"Ilse Wagner é uma garota legal, tem um jeito alegre, mas é afetada demais e consegue passar horas gemendo e reclamando de alguma coisa. A Ilse gosta um bocado de mim. É muito inteligente, mas preguiçosa.". 

A família Wagner morava em Hamburgo. Após a noite de pogrom em 9 de novembro de 1938, Salomon Wagner foi detido no campo de concentração de Sachsenhausen até 11 de janeiro de 1939. A família então deixou Hamburgo e emigrou para os Países Baixos. Viviam em Amsterdã.
Ilse Wagner era amiga de Anne Frank, juntas e com mais outras três meninas fundaram o clube de ténis de mesa "Little Bear menos dois". A placa de ténis de mesa onde as meninas se encontraram ficou no apartamento dos Wagners.

Na imagem acima, Ilse Wagner encontra-se à esquerda

Salomon Alfred Wagner foi deportado do campo de trânsito da polícia ocidental para Auschwitz em 19 de outubro de 1942. Ele provavelmente foi assassinado lá em 22 de outubro de 1942, logo após sua chegada.
Em janeiro de 1943, Ilse, sua mãe e sua avó foram presas e trazidas para o campo de trânsito da polícia ocidental. Em 30 de março de 1943 foram amontoados com outras 1252 pessoas em vagões de carga.
Salomon Alfred Wagner
Com o 5º (quinto) transporte da esquerda ocidental na direção do campo de extermínio alemão Sobibor na Polônia, foram deportados. É para ser dito que Golda Wagner, sua nora Johanna e sua neta Ilse Wagner foram assassinados em 02 de abril de 1943, logo após a sua chegada em Sobibor. A partir deste transporte, nenhuma das 1255 pessoas sobreviveram à época da guerra.

Fontes: livro "O Diário de Anne Frank"

Recomendações:

Comentários

Postagens mais visitadas